Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DEM questiona lei do Paraná sobre carreiras de oficiais da Polícia Militar

    Publicado por Correio Forense
    há 15 anos

    O partido Democratas (DEM) ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4221) , com pedido de liminar, para suspender a Lei 15.349 /06, do estado do Paraná. A lei estadual extinguiu o quadro de Oficiais da Administração da Polícia Militar do Paraná - criado pela Lei 4.855 de 1964 - e instituiu o quadro especial de Oficiais da Polícia Militar.

    Inicialmente, a agremiação argumenta violação ao direito adquirido dos integrantes do extinto quadro de Oficiais da Administração, que optarem por permanecer no cargo, pois a Lei 15.349 lhes nega o direito à promoção e também o de voltar a ser aproveitado no serviço regular da corporação.

    Hierarquia

    Além disso, o DEM aponta também desrespeito ao princípio da hierarquia militar. A Lei 15.349 prevê como requisitos para o ingresso no quadro de Oficiais da Polícia Militar,que o candidato possua nível superior completo e seja aprovado concurso interno para curso de habilitação, o que violaria também a norma do preenchimento de cargos por concurso público.

    Segundo o artigo 3º da lei paranaense, as patentes que formarão o novo quadro de oficiais vão de segundo-tenente a coronel.

    Desse modo, o partido alega que a lei pode permitir a habilitação de "subalternos sem o adequado preparo para o oficialato e sem percorrerem o caminho natural para ascensão, classe a classe, na carreira, criando uma verdadeira subversão na hierarquia militar".

    Precedente

    Na ação, o DEM também aponta o desrespeito ao artigo 37 , II da Constituição , na medida em que prevê a realização apenas de concurso interno para ingresso na carreira de oficial da PM. Cita precedente do STF, ao julgar a ADI 3819 , que questionou a posse de defensores públicos sem prévia aprovação em concurso público em Minas Gerais.

    Finalmente, o partido aponta inconstitucionalidade do artigo 11 , inciso VII , da lei paranaense, que estabelece, entre os requisitos para se candidatar ao curso de formação, não responder a processo criminal comum ou militar, por crimes dolosos ou contra os valores éticos ou morais da corporação. Segundo o Democratas, tal previsão viola do artigo , LVII , da Constituição : "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória".

    O relator da ADI é o ministro Ricardo Lewandowski.

    Fonte: STF

    A Justiça do Direito Online

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações127
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dem-questiona-lei-do-parana-sobre-carreiras-de-oficiais-da-policia-militar/958797

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)