Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Posso ter minha conta bancária ou poupança bloqueada para pagar uma dívida?

    Publicado por Correio Forense
    há 5 anos

    Juliana Elias
    Do UOL, em São Paulo

    Quem deixa de pagar uma conta pode acabar sendo cobrado na Justiça para quitar a dívida. Pode ser empréstimo, fatura de cartão de crédito, financiamento do carro ou da casa ou carnê de loja, por exemplo. Se credor e devedor não chegam a um acordo, o poder Judiciário pode determinar a penhora de bens do devedor para saldar o débito.

    Imóveis e veículos são os bens mais comuns na mira (embora para ambos haja restrições, no caso de a família comprovar que depende deles para moradia ou trabalho). Ter a conta no banco bloqueada e não conseguir fazer movimentações, mesmo que temporariamente, também pode acontecer. Mas isso é permitido?
    Em teoria, o saldo que a pessoa tem na conta bancária pode, sim, ser bloqueado. O dinheiro “em espécie, em depósito ou aplicação em instituição financeira” é o primeiro item enumerado pelo CPC (Código de Processo Civil) na lista de patrimônios de um devedor a serem buscados em um processo de penhora.

    Na prática, porém, há muitas ressalvas, previstas no próprio CPC. Por isso, é difícil os recursos de uma conta em banco acabarem sendo, de fato, tomados.

    SALÁRIO E SUSTENTO: NÃO PODE
    A primeira grande limitação para os bloqueios de dinheiro em conta está ligada ao salário: “Em hipótese alguma os bancos, credores ou quem quer que seja podem penhorar e arrestar [confiscar] salários”, disse o advogado Donizete Piton, presidente do Andif (Instituto Nacional de Defesa do Consumidor do Sistema Financeiro).

    Salários, aposentadorias e pensões são pagamentos que estão automaticamente protegidos da penhora. A mesma regra vale para a renda ganha a partir de trabalhos e serviços prestados como autônomo ou profissional liberal.

    “A lei não permite tirar proventos com características alimentícias, quer dizer, não se pode tirar o pão da boca do sujeito para pagar uma dívida”, afirmou Piton.

    Mas há exceções. Pode haver o bloqueio do salário nos seguintes casos:
    • para pagar pensão alimentícia, se ela não for paga voluntariamente;
    • se os rendimentos forem superiores a 50 salários mínimos mensais (o equivalente a R$ 47,7 mil por mês, em 2018).

    POUPANÇA É PROTEGIDA; PARA OUTROS INVESTIMENTOS NÃO HÁ CONSENSO
    O dinheiro que um devedor tem guardado na poupança também é protegido da penhora por lei. O CPC garante que valores de até 40 salários mínimos (R$ 38.160, em 2018) depositados na poupança não podem ser pedidos pelos credores e tomados pela Justiça para executar uma dívida.

    Os problemas começam a surgir quando o dinheiro está em outros tipos de investimentos. É o caso de aplicações como títulos públicos, CDBs, ações ou até mesmo um plano de previdência privada.
    No caso da previdência privada, a divergência é definir se ela é uma espécie de aposentadoria (que, portanto, não deveria ser penhorada) ou um tipo de aplicação financeira (que não tem proteções).
    “A decisão acaba dependendo muito do entendimento de cada juiz”, disse Ronaldo Gotlib, advogado especializado em direitos do consumidor e do devedor.

    “São reservas que podem tanto ser entendidas como aplicações financeiras, um dinheiro que sobrou e de que a pessoa não precisa para se alimentar e viver, ou como algo resultante de seu trabalho e que deve ser resguardado”, disse.

    O que pode ser levado
    Além dos investimentos financeiros (exceto a poupança), também podem ser bloqueadas outras rendas e saldos do devedor que não tenham ligação direta com o trabalho. Como exemplos, Piton cita: dinheiro ganho com a venda de um carro ou outro bem, rendimento de aplicações financeiras, recebimento de uma dívida ou indenização.

    O que fazer se tiver a conta bloqueada
    Ter um bem penhorado, segundo os advogados, não significa necessariamente que ele está perdido.
    Geralmente é algo que passa para a custódia da Justiça durante o andamento do processo e que só será de fato executado –isto é, tomado da conta ou vendido para cobrir a dívida em questão– se o devedor não conseguir demonstrar que são resultado do seu trabalho ou que depende daqueles recursos para viver.

    Holerites, declarações de Imposto de Renda, notas fiscais, extratos de contas ou contratos de serviços executados são alguns dos documentos que podem ser apresentados ao juiz para comprovar o tipo de relação e de dependência da família com aqueles valores.

    Bloqueio precisa ter ordem da Justiça
    Piton, do Andif, afirmou ainda que qualquer bloqueio de conta feito diretamente pelo banco, sem uma ordem da Justiça, é indevido. “Tem que buscar um advogado imediatamente e mostrar que houve o bloqueio indevido”, disse ele.

    Isso pode resultar em “um possível processo por danos morais, pelo aborrecimento, e materiais, pelos eventuais prejuízos que ficar sem acesso à conta por aquele período pode causar.”

    FONTE: UOL
    foto: divulgação da Web
    #contabancária #dívida #contabloqueada

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações49147
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/posso-ter-minha-conta-bancaria-ou-poupanca-bloqueada-para-pagar-uma-divida/651239467

    Informações relacionadas

    Vanessa Biaggio, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    O banco pode bloquear a minha conta bancária?

    Bruno Zaramello, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Bloqueio judicial ILEGAL: saiba como DESBLOQUEAR sua conta bancária e recuperar seu dinheiro

    Freelancer Jurídico, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    [Modelo] Pedido de Desbloqueio de Salário Penhorado em Conta Corrente

    Alice Aquino, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Bloqueio judicial de conta POUPANÇA: Saiba o que fazer para desbloquear

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
    Jurisprudênciahá 6 anos

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-92.2016.8.19.0001 RIO DE JANEIRO CAPITAL 35 VARA CIVEL

    8 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Estou com um problema dívida ativa prefeitura em meu CNPJ isso pode bloquear minha conta física no banco onde recebo meu salário do mês? continuar lendo

    Uma empresa jurídica, representando o Banco Do Brasil disse q se eu não pagar minha dívida com eles, eles podem bloquear minhas contas bancárias mas eu recebo meu salário pelo banco. Eles podem bloquear meu sustento? continuar lendo

    Acredito que só com uma ação judicial, e com ordens do Juiz. Se for a Empresa Ativos, geralmente negativa no SPC e no Serasa. continuar lendo

    Muito bem esplicado,o banco do Brasil está ameaçando em bloquear minha conta onde recebo meu salarinho de aposentado funcionário público estadual sp alegam que tou devendo fatura cartão credito continuar lendo

    Boa noite, fiz uma conta no banco em 2017, com um RG do estado do Paraná, pois quando estava morando lá acabei perdendo o meu RG São Paulo, agora em 2022 voltei a usar a conta, só que já tinha voltado pra São Paulo, e fiz um RG de São Paulo. Quando entrei na conta acabei validando com o RG de São Paulo, o banco acabou bloqueando a minha conta definidamente, não tenho como cria mais conta nesse banco, nem usar a que eu criei... Isso pode gera uma causa na justiça ? Lembrando sou a mesma pessoa dos dois RG's o, mesmo CPF o mesmo nome, só muda a numeração dos RG's e o estado continuar lendo