Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Quem é responsável pelo pagamento do IPTU, o locador ou locatário?

    Publicado por Correio Forense
    há 5 anos

    Quando se fala em aluguel de imóvel as perguntas mais comuns são: “Doutora vou morar em uma casa alugada sou obrigada a pagar o IPTU?”, “Doutora, quem paga o IPTU o proprietário ou o inquilino?”. Essas dúvidas que são cada dia mais recorrentes vêm sendo alvo de muitas ações judiciais.

    O Código Tributário Nacional em seu artigo 34 assevera que o contribuinte do imposto é o proprietário do imóvel, ou seja, juridicamente o responsável pelo pagamento do IPTU é o dono do imóvel. No entanto, a lei do Inquilinato (lei nº 8245/91), aduz em seu artigo 22 que o locador é obrigado a pagar os impostos, salvo se de outra forma for estabelecido em contrato, desta forma a lei do inquilinato possibilita que o locador transfira a responsabilidade do pagamento do imposto ao locatário através do contrato.

    Vale ressaltar que deverá constar qual a forma do pagamento referente ao imposto.

    Atenção Locador
    Apesar da lei de inquilinato possibilitar que o pagamento seja feito pelo locatário, perante o FISCO quem será o responsável pelo pagamento é você (locador), portanto se houver atraso no pagamento o FISCO irá acionar o proprietário. Caso exista um contrato de locação, acordando que o locatário é responsável pelo pagamento do imposto, o locador poderá acionar o locatário judicialmente na esfera cível pelo não cumprimento de sua cláusula, exigindo o pagamento da dívida e valores correspondentes a juros e multa.

    Portanto, por mais que o contrato de locação não tenha validade perante o FISCO, o contrato é válido na área cível. Sendo assim é importante o locador se prevenir de possíveis inadimplências, algumas sugestões: pagar antecipadamente o IPTU ou até mesmo embutir o valor no aluguel. Vale ressaltar que as dívidas referentes ao não pagamento de IPTU poderão ser executadas pelo município e os bens do proprietário poderão ser penhorados bem como o imóvel ser levado a leilão para a quitação da dívida.

    O mais importante na hora de alugar o imóvel é fazer um contrato com todas as cláusulas de forma clara e precisa. É importante que as partes tenham o conhecimento dos seus direitos e deveres na hora de alugar o imóvel.

    Por Paloma Pricila Baptista

    Blog Mariana Gonçalves
    Melhor conteúdo de direito imobiliário.
    Fonte: Jus Brasil
    #locador #locatário #iptu

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações256
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quem-e-responsavel-pelo-pagamento-do-iptu-o-locador-ou-locatario/644005160

    Informações relacionadas

    99Contratos, Estudante de Direito
    Artigoshá 5 anos

    O que fazer se o inquilino perturba os vizinhos durante a locação?

    Bianca Escarban Hermanns, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Rescisão do contrato de aluguel antes do prazo pelo locador: Quando pode ser feita?

    OAB - Seccional Minas Gerais
    Notíciashá 14 anos

    Nova Lei do Inquilinato já está em vigor e traz várias mudanças

    Leonardo Felipe Pimenta de Paoli, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    O locatário mesmo inadimplente só é obrigado a sair do imóvel com ordem judicial

    Raquell Almeida, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    O locador pode pedir o imóvel alugado antes do término do contrato?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)