Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJ/SP afasta impenhorabilidade de valor de certificado de depósito bancário prevista no CPC/15

    Publicado por Correio Forense
    há 6 anos

    A 13ª câmara de Direito Privado do TJ/SP deu provimento a recurso de cooperativa de crédito e afastou a impenhorabilidade de valor de certificado de depósito bancário – CDB prevista em dispositivo do CPC/15.

    Em 1º grau foi julgado improcedente pedido da cooperativa. O juízo entendeu ser impenhorável o valor no importe de 40 salários mínimos por considerar que ele era destinado a investimento de renda fixa.

    Contra a decisão, a cooperativa interpôs recurso, sustentando que o investimento havia sido realizado pelo prazo de cinco anos, perdendo natureza de verba para subsistência e característica alimentar, ficando vinculada à esfera de disponibilidade do investidor, sendo passível de penhora.

    Para o relator no TJ/SP, desembargador Nelson Jorge Junior, embora haja a indicação de que o valor bloqueado é de investimento realizado em CDB, “é notório que sua finalidade não é de a de caderneta de poupança na acepção jurídica do termo, veiculada no artigo 833, inciso X, do Código de Processo Civil“.

    O magistrado pontuou que as aplicações financeiras são investimentos para longo prazo, deixando de atender a finalidade imediata de caráter alimentar. O desembargador ponderou ainda que, nos autos, não há elemento que indique que os créditos lançados em extrato sejam oriundos de verba alimentar para que fosse alcançada a impenhorabilidade e entendeu ser igualmente incabível o reconhecimento de impenhorabilidade com base no que dispõe o artigo 833 do CPC/15.

    Com isso, a 13ª câmara de Direito Privado do TJ/SP deu provimento ao recurso da cooperativa de crédito.

    O escritório Bisson, Bortoloti e Moreno – Sociedade de Advogados patrocinou a cooperativa de crédito na causa.

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações70
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-sp-afasta-impenhorabilidade-de-valor-de-certificado-de-deposito-bancario-prevista-no-cpc-15/637425244

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)