Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Contrato de financiamento estudantil é extinto em razão de falecimento do aluno

    Publicado por Correio Forense
    há 6 anos

    A 6ª Turma do TRF 1ª Região, por unanimidade, negou provimento à apelação da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), contra a sentença proferida pelo Juízo da 8ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Goiás que garantiu a suspensão da cobrança de dívida relativa ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), em decorrência do falecimento do contratante.

    Em suas razões, a CEF argumentou sua ilegitimidade passiva ao argumento de que, na condição de agente Financeiro do FIES, apenas faz o repasse dos recursos em conformidade com as normas legais, tendo, inclusive, que prestar contas ao Ministério da Educação (MEC) e ao Tribunal de Contas da União (TCU). Aduziu ainda que na época em que foi assinado o contrato não havia qualquer previsão de quitação do financiamento por morte do tomador, e que “de acordo com a cláusula décima oitava, parágrafo nono, em caso de morte do estudante, o fiador se torna principal devedor do financiamento e devedor solidário da dívida”, não podendo, portanto, arcar com a suspensão financiamento.

    Ao analisar o caso, o relator, desembargador federal Daniel Paes Ribeiro, destacou que, para o julgamento em questão, deveria ter sido considerada a hipossuficiência do estudante e de seus familiares, “bem como o espírito do Programa de Financiamento Estudantil de caráter protetivo dos direitos sociais (cidadania, educação), de modo que não parece razoável exigir que familiares ou fiadores venham a suportar o débito do financiamento estudantil no caso de falecimento de seu beneficiário”.

    Ressaltou o magistrado que no caso em concreto, as parcelas do financiamento estudantil foram pagas até setembro de 2015, três meses após o óbito do aluno, de modo de que parecem inexistir débitos a serem pagos pelos fiadores relativos ao período anterior do autor.

    Assim, o desembargador julgou procedentes os pedidos iniciais e declarou a extinção do contrato do FIES, determinou a exclusão do nome dos fiadores dos cadastros de restrição de crédito e condenou o FIES e a PUC a assumirem a dívida do financiamento estudantil.

    Processo nº: 0042183-69.2015.4.01.3500/GO

    Data de julgamento: 28/05/2018

    Foto: divulgação da Web

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1432
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contrato-de-financiamento-estudantil-e-extinto-em-razao-de-falecimento-do-aluno/611608534

    Informações relacionadas

    Correio Forense
    Notíciashá 6 anos

    A morte do estudante tomador do empréstimo extingue a fiança e a exclusão do fiador da obrigação de pagar o FIES

    Leandro Fialho, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo de Termo de Renúncia de Herança

    Neudeir Amaral, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Modelo - Petição Inicial Ação declaratória de inexistência de divida FIES com tutela de urgência

    Karoline Priscila Leandro, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo de Recurso Extraordinário

    Petição Inicial - TJSP - Ação Revisional de Contrato de Financiamento Estudantil (Fies) com Pedido de Tutela de Urgência - Procedimento Comum Cível

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)