Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Verificação de doença pré-existente é dever da seguradora

    Publicado por Correio Forense
    há 6 anos

    A 3ª Vara Cível de Porto Alegre deu ganho de causa a viúvo em ação de cobrança ao entender que é obrigação da seguradora a verificação de doença pré-existente. Com a decisão, Icatu Seguros deverá pagar R$ 200 mil de indenização pela morte da esposa do autor do processo.

    “É dever da seguradora submeter o aderente a exame médico a fim de aferir acerca de seu estado de saúde”, afirmou a Juíza Maria Cláudia Mércio Cachapuz, que inverteu o ônus da prova diante da relação de consumo hipossuficiente do segurado diante da empresa.

    A partir do aviso do sinistro – morte por insuficiência respiratória -, a seguradora contestou o pagamento dizendo que os clientes omitiram fatos sobre a condição de saúde da falecida. A julgadora entendeu diferente: “Ainda, não demonstra a demandada (Icatu) que o segurado teria agido de má-fé ao prestar as informações requeridas, ocultando o fato de que teve doença a segurada relacionada à doença respiratória preexistente.”

    A Juíza observou também que a seguradora poderia ter pedido a apresentação de um atestado médico no momento da contratação. E acrescentou, atestando a validade do contrato, que “as declarações constantes na apólice de seguro inclusive foram preenchidas pelos prepostos da demandada, apenas firmados pelo demandante”.

    Cabe recurso da decisão.

    Proc. 001/11302306503 (Comarca de Porto Alegre)

    TJRS

    Foto: Divulgação da Web

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações226
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/verificacao-de-doenca-pre-existente-e-dever-da-seguradora/582626734

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)