Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cheque extraviado por banco gera indenização

    Publicado por Correio Forense
    há 6 anos

    A instituição financeira deve responder pelos danos decorrentes de risco da atividade negocial, uma vez que inobservou os deveres de zelo e cautela que deveriam marcar o desempenho de sua atividade. Esse é o entendimento da Segunda Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que não acolheu o recurso proposto por um banco após a instituição financeira discordar de decisão de Primeiro Grau.

    A ação inicial foi proposta por uma empresa de veículos que depositou três cheques, com o valor total de R$44.280,25, em sua própria conta na instituição financeira, os quais nunca tiveram o valor creditado. A sentença de Primeira Instância condenou o banco a creditar o valor total dos cheques, com juros de mora e correção, e a indenizar a empresa cliente, por danos morais, no montante de R$ 5 mil.

    Segundo o relator do acórdão, desembargador Sebastião de Moraes Filho, foi comprovado no processo que houve o depósito de cheques e os valores não foram creditados na conta corrente do correntista, configurando o dano material, sujeitando-se o banco a compensar os prejuízos sofridos e decorrentes do seu ato ilícito. “A responsabilidade é objetiva, isto é, independentemente de culpa e deriva da obrigação da prestação eficaz dos serviços a que se propôs.”

    O desembargador destaca que o fato configura “dano moral patente, não sendo caso de mero aborrecimento do cotidiano. (…) Considerando a gravidade da conduta ilícita e a extensão do prejuízo causado ao sujeito lesado e também a capacidade financeira das partes, mantém o valor da indenização por danos morais no patamar de cinco mil reais, quantia razoável e adequada, não implicando ônus excessivo ao requerido, tampouco enriquecimento sem causa ao autor”.

    No relatório, os honorários advocatícios foram majorados de 15% para 17%, em razão do trabalho elaborado pelo patrono da apelada em grau recursal.

    Participaram da decisão colegiada unânime o desembargador João Ferreira Filho (1º vogal convocado) e a desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho (2ª vogal convocada).

    Apelação nº 18998/2018.

    Marco Cappelletti

    Coordenadoria de Comunicação do TJMT

    imprensa@tjmt.jus.br

    Crédito: Imagem da Web

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cheque-extraviado-por-banco-gera-indenizacao/581868468

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)