Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Despesas extraordinárias e ordinárias de condomínio: Quem deve pagar?

    Publicado por Correio Forense
    há 6 anos

    A Lei de Locação, Lei nº 8.245/91 de 18-10, dispõe em seus artigos 22 e seguintes, sobre as modalidades das despesas originadas pelo Condomínio.

    O artigo 22, em seu inciso X, dispõe sobre as despesas que deverão ser suportadas pelo locador, proprietário da unidade autônoma, estas, ditas extraordinárias.

    Tais despesas não são aquelas destinadas a repor os gastos de manutenção nem as necessárias à administração do condomínio.

    Geralmente, representam gastos de grande monta.

    Consideram-se como despesas extraordinárias:

    Modificações realizadas no edifício que o valorize, tais como: compra de mobília para decoração de área comum, construção de churrasqueira, piscina, quadra poliesportiva, compra de equipamentos para o condomínio, troca do piso, impermeabilização, troca de encanamento, pintura da fachada (quando destinada a embelezamento), empena, poços de areação e iluminação, substituição do sistema de distribuição de água, de fiação elétrica de corrente de uso prolongado, instalação de equipamentos de segurança, portão, cilindro de extintor, despesas empregadas na decoração das áreas comuns inclusive as despendidas para pagamento dos honorários de profissionais empregados, constituição do fundo de reserva, dentre outros.

    Caso a utilização do fundo de reserva destine-se a repor gastos despendidos na manutenção do condomínio, sua recomposição será suportada pelo locatário.

    Já as despesas destinadas à manutenção do condomínio, inclusive as empregadas nas benfeitorias mencionadas, deverão ser suportadas pelo locatário (inquilino), sendo consideradas como despesas ordinárias ou de “custeio”conforme descrevem os mestres Jorge Tarcha e Luiz Scavone Jr. inDespesas Ordinárias e Extraordinárias de Condomínio, 2ª ed., Ed. Juarez de Oliveira, pg. 08.

    A simples troca de torneira com vazamento, lâmpada, disjuntor queimado, conserto de pequeno vazamento, limpeza, conservação, pintura de instalações e dependências de uso comum, manutenção e conservação de instalações e equipamentos de uso comum destinados à prática de esportes, salários, encargos trabalhistas (desde o início do contrato de locação), contribuições previdenciárias e sociais dos empregados do condomínio, manutenção de equipamentos de ginástica, pintura de quadra esportiva, pintura de área de uso comum (quando destinado à reparo), incluindo-se os gastos despendidos com material e mão de obra, rateio dos gastos de furtos (responsabilidade civil do condomínio) serão considerados como despesas ordinárias, devendo sersuportadas pelo locatário.

    Destarte, concluímos que os proventos, destinados à manutenção do fundo de reserva, é fruto das despesasextraordinárias, ou seja, de obrigação do locador, contudo, caso, este, seja utilizado para cobrir gastos de manutenção do condomínio, sua recomposição será suportada pelo locatário.

    Fonte: âmbito jurídico

    https://www.bernardocouraadvocaciaimobiliaria.com/

    foto pixabay

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações276
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/despesas-extraordinarias-e-ordinarias-de-condominio-quem-deve-pagar/567459852

    Informações relacionadas

    Vanessa de Andrade Pinto, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Entenda as principais regras para o aviso prévio!

    Lucas Daniel Medeiros Cezar, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Se você mora de aluguel, saiba quem deve pagar pelos reparos ou despesas no imóvel

    Bernardo César Coura, Advogado
    Notíciashá 9 anos

    Quem paga a despesa no condomínio?

    Gabriela Macêdo, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Quem deve pagar a taxa extra de condomínio – o proprietário ou o locatário do imóvel?

    Correio Forense
    Notíciashá 6 anos

    Aluguel: saiba quais despesas o inquilino deve pagar no condomínio

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Perfeito

    Temos uma bomba d' agua no prédio que tem canos de PVC. Cada 2 meses estes canos derretem por entrar ar nas bombas. Isso não ocorria antes, passou a ocorrer de 1 ano para cá.
    A solução dada foi substituir por canos em cobre para evitar gastos corriqueiros com trocas destes canos.
    Os canos atuais estão derretido e requerem manutenção.
    Neste caso quem paga? Proprietário ou inquilino? continuar lendo