Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRT-15: Impenhorabilidade do bem de família pode ser arguida em qualquer fase do processo

    Publicado por Correio Forense
    há 6 anos

    A 11ª Câmara do TRT-15 deu provimento a um agravo de petição interposto pela executada, sócia proprietária de uma empresa fabricante de máquinas, e afastou a intempestividade da arguição de impenhorabilidade de bem de família, determinando o levantamento da penhora sobre a propriedade.

    O imóvel foi penhorado em 30 de março de 2016, e a executada tomou ciência em 7 de abril do mesmo ano. No dia 13 de julho seguinte, por simples petição, a executada invocou a impenhorabilidade do imóvel, sob a alegação de se tratar de bem de família.

    O juiz da Vara do Trabalho de Itatiba considerou que a manifestação da executada versava sobre matéria atinente a embargos à penhora e não conheceu da medida por considerá-la intempestiva, uma vez que já haviam transcorrido mais de 90 dias da ciência da constrição judicial do imóvel.

    Entretanto, o relator do recurso, desembargador Antonio Francisco Montanagna, afastou a preclusão temporal declarada pelo juízo de primeiro grau, fundamentando que a alegação de impenhorabilidade do bem de família é matéria de ordem pública, de sorte que pode “ser arguida mediante simples petição, em qualquer fase ou momento processual, até o fim da execução, e não preclui, pois o artigo da Lei 8.009/1990 não faz referência a prazo para a alegação”. O relator frisou, ainda, que a Lei 8.009/1990 busca preservar a moradia familiar à luz dos preceitos constitucionais da dignidade da pessoa humana e da proteção à família.

    Por fim, com base na prova dos autos, no sentido de que a executada foi encontrada e cientificada da penhora por oficial de justiça no imóvel, de que o contrato social da empresa ré também apontava como residência da sócia executada o endereço da propriedade e, por fim, tendo em vista os recibos de pagamento de taxa de condomínio, de TV a cabo e de telefone do imóvel em nome da executada, o colegiado reconheceu a condição de bem de família da propriedade e declarou insubsistente a penhora. (Processo 0000028-30.2010.5.15.0145)

    TRT15

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações161
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt-15-impenhorabilidade-do-bem-de-familia-pode-ser-arguida-em-qualquer-fase-do-processo/529776868

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)