Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Reconhecimento de união estável para fins previdenciários pode ser feito por qualquer tipo de prova

    Publicado por Correio Forense
    há 7 anos

    O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apelou da sentença proferida pelo Juízo de Direito da Comarca de Valença do Piauí, que, para fins previdenciários, reconheceu a existência de união estável entre a autora e o instituidor da pensão.

    O INSS sustentou nas razões da apelação, que para a comprovação da união estável devem ser apresentados, no mínimo, três documentos dentre os elencados no art. 22, § 3º, do Decreto nº 3.048/99 e que, no caso, a autora não juntou documentos necessários para provar sua condição de dependente previdenciária do segurado falecido.

    Ao analisar o ponto controvertido da ação, qual seja, o reconhecimento de união estável para fins previdenciários, o relator, desembargador federal João Luiz de Souza apontou que, nos termos da Lei nº 8.213/91, considera-se companheira a pessoa que, sem ser casada, mantém união estável com o segurado, possuindo dependência econômica presumida.

    Prosseguindo, o magistrado asseverou que “com supedâneo no princípio da inexistência de hierarquia entre as provas, impõe-se reconhecer que a comprovação de união estável, para fins previdenciários, pode ser feita por qualquer meio de prova em direito admitida, pois não há, no ordenamento jurídico pátrio, norma que preveja a necessidade de apresentação de prova material, salvo na hipótese de reconhecimento de tempo de serviço, não cabendo, portanto, ao julgador aplicar tal restrição em situações nas quais a legislação assim não o fez”.

    O relator ainda sustentou que “é forçoso concluir que a norma do decreto que elencou um rol de documentos que permitem o reconhecimento da união estável para fins previdenciários, não pode ser tida como taxativa e impeditiva ao reconhecimento daquela relação pelo poder judiciário, até porque é destinada precipuamente aos servidores do órgão previdenciário para análise dos processos administrativos de concessão de benefícios, de modo a padronizá-los e evitar fraudes”.

    O desembargador concluiu seu voto esclarecendo que, na hipótese do processo, da análise de todo o acervo probatório produzido, extrai-se que existem elementos suficientes para o reconhecimento da relação estável entre a autora o falecido segurado. Assim, acompanhando o voto do relator, o Colegiado negou provimento à apelação.

    Processo nº 0024844-53.2007.4.01.9199/PI

    Data de julgamento: 18/10/2016 Data de publicação: 28/03/2017ZR

    Fonte: TRF1 e Ibdp

    Ian Ganciar Varella, Advogado
    Ian Ganciar VarellaPRO
    Advogado Previdenciário
    Pós Graduando em MBA/Prática Previdenciária – Faculdade Legale. Pós Graduação em Direito Previdenciário – Faculdade Legale, 2016. Bacharel em Direito – UNIFIEO, 2015.


    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações110
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reconhecimento-de-uniao-estavel-para-fins-previdenciarios-pode-ser-feito-por-qualquer-tipo-de-prova/460446597

    Informações relacionadas

    Rafael Rodrigues Cordeiro, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo - Petição de Reconhecimento de União Estável Post Mortem

    Jus Petições, Estudante de Direito
    Modeloshá 3 anos

    [Modelo] Reconhecimento União Estável post mortem

    Leandro Teixeira Barbosa Rocha, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Ação previdenciária pensão por morte união estável

    Pâmela Francine Ribeiro, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Inicial Pensão por Morte - União Estável

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Notíciashá 7 anos

    Reconhecimento de união estável após a morte: como fazer?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)