Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mantida em vigor Lei de Horizontina que autorizou contratação de profissionais de saúde

    Publicado por Correio Forense
    há 15 anos

    O Desembargador Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, do Órgão Especial do TJRS, indeferiu a liminar solicitada pelo Procurador-Geral de Justiça do RS contra a vigência da Lei n 2.048/08, do Município de Horizontina, que autorizou o Poder Executivo local a contratar temporariamente diversos profissionais de saúde.

    A contratação de Odontólogo, Médicos, Técnica de Enfermagem, Agentes de Campo e Visitadoras do Programa Primeira Infância Melhor é pelo prazo de 180 dias, com a possibilidade de uma prorrogação. A Lei é de março deste ano.

    O Procurador-Geral entende que as contratações não podem ser consideradas excepcionais, violando a regra geral de investidura em cargos públicos apenas mediante concurso público.

    Para o magistrado, não há razão para a concessão de liminar. Pelo contrário, pois, de um lado, a suspensão dos contratos temporários da área da saúde poderá causar grave lesão da ordem pública na esfera do Município de Horizontina com a sustação dos programas de saúde comunitária para os quais foram contratados.

    E, de outro lado, concluiu o Desembargador Sanseverino, transcorridos quase nove meses e sendo os prazos dos contratos de 180 dias, com possibilidade de uma prorrogação, não há razão para, neste momento, proceder-se a sua sustação.

    Após período de instrução, a Ação Direta de Inconstitucionalidade será incluída na pauta do Órgão Especial, para julgamento de mérito.

    A Justiça do Direito Online

    TJRS

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações74
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mantida-em-vigor-lei-de-horizontina-que-autorizou-contratacao-de-profissionais-de-saude/455877

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)