Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juíza adota procedimento de conciliação nas ações de família

    Publicado por Correio Forense
    há 16 anos

    Magistrados do Rio Grande do Norte incentivam a conciliação como um meio rápido de solução dos conflitos, a exemplo do que está acontecendo na Comarca de Governador Dix-Sept Rosado, com a edição da Portaria Número 02 de 2008 que institui o Procedimento de Conciliação nos processos inerentes ao Direito de Família.

    Dra. Welma Maria Menezes, juíza diretora do foro, instituiu a portaria com o objetivo de dar mais celeridade aos processos de família, principalmente nas ações de pensão alimentícia, revisão e exoneração de alimentos, guarda, direito de visitas, tutela, investigação de paternidade e todas aquelas passíveis de acordo. A magistrada designará um servidor que conduzirá o procedimento, e na Audiência de Conciliação Familiar prévia ele deve esclarecer as partes sobre a importância da conciliação, reduzindo a termo o acordo firmado entre as partes. Após a manifestação do Ministério Público, sobre o mesmo, o processo será encaminhado ao juízo para proferir a sentença ou despacho, conforme o caso.

    Haverá uma pasta para marcação das audiência de conciliação e logo que for protocolada petição inicial na Secretaria da Vara, a parte ou o seu advogado já podem solicitar o agendamento da audiência familiar prévia.

    A magistrada destaca ser um dever do juiz velar pela rápida solução dos conflitos e o processo da conciliação é uma permissão constante nos artigos 125 , II e IV do Código de Processo Civil . E as normas de Organização Judiciária Estadual poderão estender a conciliação prevista nos artigos 22 e 23 às causas não abrangidas pela Lei 9099 /95, art. 58 .

    A Justiça do Direito Online

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações188
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiza-adota-procedimento-de-conciliacao-nas-acoes-de-familia/39847

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)