Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Negada restituição de barco por possível crime ambiental

    Publicado por Correio Forense
    há 8 anos

    Os desembargadores da 3ª Câmara Criminal, por unanimidade, negaram provimento ao recurso interposto por P.S.N.C., inconformado com a sentença que indeferiu o pedido de restituição de um barco de alumínio.

    Consta nos autos que, no dia 11 de março de 2012, o referido barco foi apreendido na posse de seus amigos E.S. dos S. e R.C. de J., os quais pescavam com petrechos não permitidos pela legislação estadual.

    Por inconformar-se com a decisão, a parte recorrente pede pela restituição do referido bem, afirmando ser o legítimo proprietário do barco e que este não mais interessa ao processo.

    A Procuradoria-Geral de Justiça opina pelo desprovimento.

    O relator do processo, Des. Luiz Claudio Bonassini da Silva, explica que o artigo 118 do Código de Processo Penal estabelece que as coisas apreendidas não poderão ser restituídas enquanto interessarem ao processo. “Logo, justificada a sentença que determinou a manutenção da apreensão porque, enquanto não cumprida a finalidade da apreensão, ou seja, a formação de conteúdo probatório suficiente a influir no convencimento acerca da origem e destinação legal do bem apreendido, correta a manutenção de sua apreensão, embora registrado em nome do apelante”.

    E continua que, por meio de consulta ao SAJ-1º Grau, é possível verificar que o processo nº 0000399-30.2012, instaurado para julgar eventual prática de crime ambiental, continua em andamento. “Com efeito, restituir o barco apreendido neste momento é uma decisão precipitada, como também ilegal. Deve-se, portanto, aguardar a solução definitiva do processo onde são investigadas todas as questões que envolvem o citado bem e, somente após isso, poder-se-á decidir sobre a possibilidade de restituição”.

    Processo nº 0800554-63.2013.8.12.0024

    Fonte: TJMS

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/negada-restituicao-de-barco-por-possivel-crime-ambiental/246246215

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)