Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Advogado é denunciado por sumir, novamente, com processo

    Publicado por Correio Forense
    há 9 anos

    O advogado Fabrício dos Santos Gravata foi denunciado pelo Ministério Público pelo crime de sonegação de papel ou objeto de valor probatório (artigo 356 do CP), por deixar de restituir um processo em que atuava como procurador da Acervo de Bens Patrimoniais, empresa representada por Luiz Eduardo Aurichio Bottura — figura conhecida no Judiciário nacional, sendo parte em mais de 3 mil ações em diferentes estados.

    De acordo com a denúncia, já recebida pelo juiz da 9ª Vara Criminal de São Paulo, Fabrício dos Santos Gravata retirou os autos em 25 de maio de 2011 e não mais os devolveu. Chegou-se a expedir mandado de busca e apreensão para localizar o processo, sem sucesso.

    Esta não é a primeira vez que Gratava é acusado da prática do mesmo crime. Em 2014, ele foi condenado no juízo da 25ª Vara Criminal de São Paulo — decisão já transitada em julgado — à pena privativa de liberdade de seis meses de detenção por não restituir os autos de uma queixa-crime ajuizada em nome de seu cliente Luiz Eduardo Aurichio Bottura. Naquela ocasião, o juiz afirmou na sentença que “restou comprovado documentalmente que o réu, na condição de advogado, fez carga do processo em que funcionava como procurador do querelante” e “não o devolveu no prazo legal”, apesar de notificado.

    Considerado um especialista em acionar a Justiça, principalmente contra seus desafetos, Bottura já foi condenado mais de 200 vezes por litigância de má-fé. Por noticiar algumas dessas condenações e ações contra Bottura, a ConJur e seus jornalistas também foram processados por ele.

    O próprio Gravata se tornou réu em uma ação (0031872-44.2012.8.07.0001) movida pela Anaurilândia Holding SS, uma das empresas de Bottura. Nela o empresário e político acusou o advogado de prática fraudulenta ao ceder em duplicidade os mesmos créditos para duas empresas distintas. No entanto, a tentativa de Bottura de receber mais de R$ 1 milhão, que segundo ele era devido, foi infrutífera. A Justiça do Distrito Federal negou o pedido.

    A ConJur tentou fazer contato com Fabrício Gravata por meio do telefone indicado no Cadastro Nacional de Advogados. Porém, a mulher que atendeu a ligação informou que ele não mora mais naquele lugar. Segundo ela, ele reside agora no interior de São Paulo, em Araçatuba.

    Ela não soube informar o novo número de Gravata e afirmou que ele não atua mais como advogado. Apesar disso, no Cadastro Nacional de Advogados, suas duas inscrições, a de São Paulo e a de Mato Grosso do Sul, permanecem ativas.

    0004722-73.2013.8.26.0050

    CONJUR

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações636
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogado-e-denunciado-por-sumir-novamente-com-processo/244441861

    Informações relacionadas

    Advocacia Digital, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    [Modelo] Sobrepartilha de Bem

    ContratoRecurso Blog, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Sobrepartilha

    Carlos Wilians, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo | Sobrepartilha de Bem

    Anne Lacerda de Brito, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    O que é sobrepartilha de bens no inventário?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)