Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Portadores de doença grave isentos de IPTU em Viana

Publicado por Correio Forense
há 9 anos

O Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) considerou, por unanimidade, constitucional a Lei nº 2624/2014 de Viana. A legislação isenta de pagamento do Imposto Territorial Predial Urbano (IPTU) os moradores da cidade que possuem apenas um imóvel, que são portadores de doença grave e recebem até três salários mínimos per capita.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) foi interposta pela Prefeitura Municipal de Viana em face da Câmara de Vereadores da cidade, que derrubou veto do Executivo sobre a lei e a promulgou. A alegação da Prefeitura é que o Legislativo usurpou competência exclusiva para tratar de ação tributária.

Contudo, de acordo com o relator do processo, desembargador Ney Batista Coutinho, a lei promulgada pela Câmara não aumenta as despesas do Executivo, sendo assim, não é de competência exclusiva da Prefeitura.

A decisão confirma liminar negada pelo desembargador em maio deste ano. O relator destacou ainda que existe precedente favorável à matéria no Supremo Tribunal Federal (STF).

Processo nº: 0002855-31.2015.8.08.0000.

Fonte: TJES

  • Publicações23551
  • Seguidores639
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações372
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/portadores-de-doenca-grave-isentos-de-iptu-em-viana/218758754

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)