Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Com 18 nomes, PP tem o maior número de investigados na Lava Jato

    Publicado por Correio Forense
    há 9 anos

    Todos foram citados nas delações de Paulo Roberto ou de Alberto Youssef como beneficiários do esquema que atuava na Petrobras.

    Um dos principais delatores do esquema de corrupção da Petrobras, Paulo Roberto Costa recebia mimos, como um relógio Rolex, de congressistas do PP, como retribuição por abastecer o caixa do partido com recursos desviados da estatal. A informação consta na delação premiada do próprio Costa. Então diretor de Abastecimento da empresa, ele chegou a receber um pagamento em dinheiro de R$ 200 mil dos deputados José Otávio Germano (RS) e Luiz Fernando Faria (MG), segundo o delator. A entrega, diz, foi feita no luxuoso hotel Fasano, no Rio de Janeiro.

    Responsáveis por sua indicação, os parlamentares do PP representam mais da metade do número total de investigados. Ao todo, são 49 pessoas alvos de inquéritos, sendo 34 congressistas –12 senadores e 22 deputados. A bancada do PP na Câmara tem 40 deputados e terá 18 investigados. Na Câmara, PMDB e PT têm dois investigados cada um.

    Dos cinco senadores do PP, três estão na mira do Supremo. A apuração envolve o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI); o vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (MA); o presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, Arthur Lira (AL); e o líder na Casa, Eduardo da Fonte (PE). Para o PP, há relato de pagamentos de até R$ 5 milhões em propina.

    Entre os senadores, o PMDB, maior bancada da Casa, tem quatro investigados. Há nomes importantes como o dos senadores Romero Jucá (RR), Valdir Raupp (RO) e o ex-ministro de Minas e Energia e senador Edison Lobão (MA). O PT tem outros três, o PSDB e o PTB tem um senador cada. Todos esses investigados foram citados nas delações de Paulo Roberto ou do doleiro Alberto Youssef, como beneficiários do esquema que atuava na Petrobras.

    A diretoria de Abastecimento, comandada por Costa, servia inicialmente para abastecer repasses ao PP, que eram operados por Youssef, e depois passou a atender também o PMDB. Por isso a prevalência de citações a parlamentares do PP. Em sua delação, o doleiro inclusive cita parlamentares que foram buscar pessoalmente dinheiro no escritório de sua empresa, a GFD, em São Paulo.

    Fonte: Gazeta do Povo

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15762
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/com-18-nomes-pp-tem-o-maior-numero-de-investigados-na-lava-jato/215662669

    Informações relacionadas

    Edemilson Santos Carvalho, Advogado
    Notíciashá 9 anos

    Os partidos que mais receberam doação de empreiteiras do lava jato

    Correio Forense
    Notíciashá 12 anos

    Mensalão: Deputado Valdemar Costa Neto é condenado por formação de quadrilha

    OAB - Seccional Maranhão
    Notíciashá 14 anos

    Doze partidos têm histórico de "mensalões"

    Os 10 maiores casos de corrupção da história do Brasil

    Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios TJ-DF - Apelação Cível: APC XXXXX

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)