Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Constitucional lei de Viamão que isenta de IPTU imóveis em rua com feira

    Publicado por Correio Forense
    há 10 anos

    É constitucional a Lei Municipal de Viamão que isenta o IPTU dos imóveis residenciais e não residenciais que possuem a fachada principal localizada em ruas onde funcionam feiras livres de hortifrutigranjeiros. A decisão é dos Desembargadores que integram o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado O julgamento ocorreu nessa segunda-feira 8/9.

    Caso
    O Prefeito do Município de Viamão ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) alegando que a Lei Municipal nº 4.147/2013 que isenta o IPTU dos imóveis residenciais e não residenciais que possuem a testada principal localizada nas quadras dos trechos das ruas onde funcionam as feiras livres de hortifrutigranjeiros, padece de vício de iniciativa. Alegou tratar-se de matéria tributária, que seria privativa do Poder Executivo Municipal, ferindo o princípio da harmonia e separação dos Poderes.
    ADIN
    O relator da Ação, Desembargador João Barcelos de Souza Júnior, ressaltou que a Constituição federal não atribui ao Chefe do poder Executivo exclusividade quanto à iniciativa de leis em matéria tributária. Sendo ela, pois de competência concorrente entre este e os membros do Poder Legislativo.
    O magistrado afirmou que a isenção não acarreta em redução de receita ou aumento de despesa, mas apenas frustração da expectativa de arrecadação. Citou o parecer do Procurador-Geral de Justiça, em que foi destacado o Artigo 176 do Código Tributário Nacional:
    Art. 176 A isenção, ainda quando prevista em contrato, é sempre decorrente de lei que especifique as condições e requisitos exigidos para a sua concessão, os tributos a que se aplica e, sendo caso, o prazo de sua duração.
    Parágrafo único. A isenção pode ser restrita a determinada região do território da entidade tributante, em função de condições a ela peculiares.
    Assim sendo, votou pela improcedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade, mantendo a vigência da Lei. O voto foi acompanhado pela maioria dos Desembargadores.
    ADIN 70059633313

    Fonte: TJRS

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações377
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/constitucional-lei-de-viamao-que-isenta-de-iptu-imoveis-em-rua-com-feira/214445614

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)