Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cabe isenção de imposto de renda a funcionário pago por Programa da ONU somente se for comprovada condição de funcionário internacional

    Publicado por Correio Forense
    há 16 anos

    A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF/1ª), sob a relatoria da desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, decidiu não caber isenção de imposto de renda a funcionário brasileiro pago pelo Programa das Nações Unidas (PNDU/ONU). Entendeu o órgão julgador que funcionário internacional é aquele que tem vínculo estatutário com dedicação exclusiva e permanente com organismo internacional, tendo sua função equiparada à dos agentes diplomáticos, inclusive em relação a imunidades e privilégios; que não é o caso da apelante.

    A questão foi analisada por ocasião de apelação interposta com vista à reforma de sentença que não reconheceu o vínculo permanente da apelante com o organismo internacional, requisito indispensável para a caracterização da sua condição de funcionária internacional. Segundo o magistrado, os serviços prestados ao Programa da ONU pela recorrente aconteceram sem vínculo permanente de emprego, conforme consta nos autos, trouxe a autora aos autos contrato de prestação de serviços por prazo determinado. Portanto a apelante não faz jus à isenção pleiteada, no período em que trabalhou como perita junto ao PNUD.

    A apelante alega que foi servidora do PNUD/ONU, sem interrupção, de setembro de 1999 a março de 2004, apresentando os contracheques emitidos pelo Organismo Internacional, demonstrando o pagamento mensal de salário.

    Alegou que a prestação de serviços a Organismo internacional é regulada por normas próprias, não correspondendo àquelas vigentes no Brasil e, por essa razão, entende ser acobertada pelas prerrogativas e privilégios previstos nas Convenções e Acordos firmados pelos Estados-Membros da ONU.

    Em seu voto, ao considerar o disposto no art. 111 do Código Tributário Nacional , a relatora argumentou que nem todos os funcionários do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) gozam de isenção, mas apenas aqueles indicados nominalmente pelo secretário-geral da ONU e aprovados pela Assembléia-Geral dessa Organização, não havendo a impetrante provado integrar o rol desses funcionários.

    Acrescentou a magistrada que a Lei 4.506 /64, "ao tratar da isenção do imposto de renda de servidores de organismos internacionais, remete a necessária existência de tratado ou convênio por meio do qual o Brasil se tenha obrigado a conceder isenção. No entanto a única convenção aplicável aos servidores do PNUD é a Convenção sobre Privilégios e Imunidades da Organização das Nações Unidas, que não prevê o referido benefício".

    A Relatora concluiu que a finalidade das normas que tratam do assunto é exatamente limitar benefícios, e aplicá-los indistintamente implicaria abranger situações não albergadas, não cabendo ao Poder Judiciário estabelecer, a título de interpretação, novas isenções tributárias.

    A Justiça do Direito Online

    TRF1R

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações801
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cabe-isencao-de-imposto-de-renda-a-funcionario-pago-por-programa-da-onu-somente-se-for-comprovada-condicao-de-funcionario-internacional/151331

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)