Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Empresa condenada por cobrança de serviços não autorizados

    Publicado por Correio Forense
    há 16 anos

    A 2ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça, em matéria sob relatoria do desembargador José Mazoni Ferreira, confirmou sentença da Comarca de São João Batista que condenou a Brasil Telecom S.A ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 1,5 mil, a Nadir Maria Motta Batistti, bem como restituir em dobro os valores cobrados pelos serviços não solicitados.

    Em 1º Grau, ficou determinado ainda que a empresa teria 15 dias para a não cobrança dos serviços na conta telefônica.

    Segundo os autos, a consumidora foi surpreendida com lançamentos em sua fatura telefônica mensal referentes a “mensalidade franquia adicional 150 pulsos” e “SOS fone”, os quais nunca foram autorizados ou solicitados. Sustentou que, por diversas vezes tentou cancelar esses serviços, mas não obteve sucesso junto à empresa. Condenada em 1ª instância, a Brasil Telecom apelou ao TJ. Alegou que o pacote de tais serviços fora solicitado pela titular da conta, Nadir, conforme comprovam as ordens de serviço, e não havia registro de pedido de cancelamento.

    Para a empresa, inexiste dano moral, bem como declara ser indevida a devolução, em dobro, dos valores pagos, haja vista que os serviços disponibilizados foram usufruídos por ela. Contudo, para o relator não ficou comprovado pela empresa que Nadir autorizou os serviços. “A cobrança de serviço sem a prévia solicitação do consumidor constitui prática abusiva. Além disso, no que se refere à condenação por danos morais, entendo que estes são presumidos no caso em particular, caracterizados pelos grandes dissabores por que passou a consumidora, diante da conduta inexplicável da empresa, que incluiu na fatura telefônica mensal um pacote de serviços, sem a sua prévia solicitação ou autorização, além de causar transtornos de ordem material, trouxe também abalos que atingiram a esfera dos direitos da personalidade, que devem ser razoavelmente indenizados”, afirmou o magistrado.

    A Justiça do Direito Online

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações108
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-condenada-por-cobranca-de-servicos-nao-autorizados/105012

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)