Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sistema Renajud já está disponível para magistrados de Mato Grosso

    Publicado por Correio Forense
    há 15 anos

    Os magistrados de Mato Grosso passaram a contar neste mês de janeiro com uma ferramenta a mais na busca constante pela modernização e celeridade na prestação de serviços do Poder Judiciário à sociedade. Trata-se do Sistema On Line de Restrição Judicial de Veículos no âmbito nacional (Renajud), que irá facilitar na condução dos feitos que necessitam, por exemplo, da determinação do impedimento de transferência, licenciamento e circulação veículos. Esse sistema contempla o rol de ferramentas tecnológicas à disposição dos magistrados estaduais com o objetivo de garantir maior efetividade das decisões, como a exemplo do BacenJud, que permite o bloqueio on line de valores junto a instituições financeiras.

    Com o Renajud, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça em parceira com o Ministério da Justiça, o Poder Judiciário de Mato Grosso está interligado ao Departamento Nacional de Trânsito, e os magistrados passaram a fazer a restrição sem burocracia e com mais dinamismo, trazendo, por conseqüência, mais agilidade nos procedimentos. De acordo com o coordenador do Renajud, juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Walmir Alaércio dos Santos, com essa nova ferramenta o que demorava dias para ser feito, poderá ser executado imediatamente após a determinação judicial. O magistrado explicou que antes era necessária a expedição de um ofício, enviado pelos Correios até o Detran e esperar que fosse cumprida a determinação. Com esse sistema foi eliminado o trânsito de papel. Agora todo esse trâmite ficou mais rápido. É imediato, avaliou.

    Ainda conforme o coordenador do Renajud no Judiciário, para o Juízo das comarcas terem acesso ao sistema foi necessário realizar um cadastramento e a assinatura de um termo de responsabilidade para sua utilização. Depois de feito isso, o magistrado, por meio de um link disponível no Portal do Judiciário de Mato Grosso (www.tj.mt.gov.br), pode acessar o sistema Renajud. Para isso, basta digitar o CPF e a senha individual que é intransferível e fornecida pelo Tribunal de Justiça. Atualmente, cerca de 30 magistrados já estão aptos para operarem pelo sistema Renajud. O juiz Walmir dos Santos também esclareceu que servidores indicados por magistrados podem ser cadastrados para operar o sistema, pois o programa permite esse procedimento.

    Entenda o sistema: Os magistrados da Justiça Estadual terão acesso direto à inserção e retirada de restrições judiciais de veículos na Base Índice Nacional (BIN) do Sistema Renavam, e estas informações são repassadas aos Detrans onde estão registrados os veículos, para constar em suas bases de dados.

    Pelo Renajud é possível o magistrado registrar restrições quanto à transferência de veículos e com isso o proprietário será impedido, por exemplo, de realizar o registro da mudança da propriedade do veículo no sistema. O juiz também poderá impedir a realização do licenciamento de veículos e com isso obstruir o registro de um novo em nome do demandado. Outra operação que o sistema permite é a restrição total quanto à circulação de veículos em nome do demandado e o recolhimento do bem a depósito. Por fim, o Renajud também possibilita o registro de penhora efetivada em processo judicial sobre o veículo e seus principais dados (valor da avaliação, data da penhora, valor da execução e data da autorização).

    A Justiça do Direito Online

    TJMT

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações449
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sistema-renajud-ja-esta-disponivel-para-magistrados-de-mato-grosso/668472

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)