Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRT-3 declara nulidade de sentença por restrição do direito do trabalhador de indicar paradigmas

    Publicado por Correio Forense
    há 7 anos

    A 9ª Turma do TRT de Minas, julgando favoravelmente o recurso interposto por uma trabalhadora, anulou a sentença e determinou a reabertura da instrução, assegurando a ela o direito de produzir prova testemunhal em relação aos três paradigmas por ela indicados. A juíza de 1º grau determinou, em audiência, que a trabalhadora restringisse a produção da prova do pedido equiparatório a somente um paradigma dentre aqueles apontados na petição inicial.

    Diante da determinação judicial, a trabalhadora, em audiência e sob protestos, escolheu um paradigma, em relação ao qual foi produzida a prova oral. E, embora a sentença tenha sido favorável à trabalhadora no tocante ao pedido de equiparação salarial, a desembargadora Maria Stela Álvares da Silva Campos, relatora do recurso, entendeu ser inegável a nulidade.

    Na visão da relatora, é descabida a restrição imposta pelo juízo sentenciante à trabalhadora, restrição essa que lhe acarretou prejuízos. Isso porque, como explicou, a lei não impõe nenhum limite em relação ao número de paradigmas indicados pela parte, não competindo ao julgador impor limitações sem amparo legal e sem justificativa processual. “Certo que indicação de 8, 10 paradigmas poderia tornar quase inviável a instrução, mas 3 paradigmas não”, ponderou a desembargadora, lembrando que houve recurso dos réus contra a equiparação salarial deferida. De forma que, caso a Turma recursal entenda pela reforma da sentença e afastamento da condenação decorrente da equiparação salarial em relação ao modelo indicado, não haveria, em razão da limitação exposta, prova alguma com relação aos demais modelos.

    Com base nesses fundamentos, e citando precedente jurisprudencial nesse sentido, a sentença foi anulada, determinando-se o retorno dos autos ao juízo de origem para reabertura da instrução processual, com produção de prova testemunhal em relação aos demais paradigmas apontados na inicial. A relatora esclareceu, por fim, que a reabertura da instrução se faz em benefício de ambas as partes, com vistas a permitir a ampla defesa.
    Processo
    00074-2014-003-03-00-2 (RO)

    Fonte: TRT-3

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações137
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt-3-declara-nulidade-de-sentenca-por-restricao-do-direito-do-trabalhador-de-indicar-paradigmas/451466135

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)