Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Restituição de imposto de renda pode ser penhorada em execução trabalhista

Publicado por Correio Forense
há 8 anos

Decisão dada pela 6ª Turma do TRT-2 em agravo de petição determinou a penhora de restituição de imposto de renda de sócios da empresa executada. De relatoria do desembargador Rafael Pugliese, o acórdão mostra que não é toda e qualquer parcela da restituição do Imposto de Renda que pode ser considerada como advinda de verba salarial ou remuneratória.

O fato é que, em primeira instância, a decisão considerara a devolução do imposto como impenhorável, por considerá-la verba salarial ou remuneratória e, consequentemente, de natureza alimentar. No entanto, elementos dos autos comprovaram a incidência do imposto sobre Ganho de Capital Moeda Estrangeira, afastando a característica de natureza alimentar da restituição.

Além disso, a obrigação de comprovar que a devolução do imposto era de natureza alimentar cabia ao executado, o que não aconteceu. Por isso, o colegiado deu provimento ao agravo de petição impetrado pelo reclamante e determinou a penhora dos valores.

(Processo 0220800-61.1997.5.02.0302 – Acórdão 20160050043)

TRT2

  • Publicações23551
  • Seguidores639
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1006
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/restituicao-de-imposto-de-renda-pode-ser-penhorada-em-execucao-trabalhista/382797477

Informações relacionadas

Pensador Jurídico, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Contrato de cessão de crédito

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 14 anos

STJ declara a impenhorabilidade da restituição do Imposto de Renda

Paulo Antonio Papini, Advogado
Notíciashá 8 anos

TRT-2ª - Restituição de imposto de renda pode ser penhorada em execução trabalhista

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)