Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Correntista recebe indenização bancária por cheque devolvido indevidamente

    Publicado por Correio Forense
    há 15 anos

    Uma correntista do Banco do Brasil ganhou o direito de receber uma indenização de dois mil reais por ter tido um cheque devolvido indevidamente. A decisão foi da 2ª Câmara Cível, confirmando sentença da 13ª da Vara de Cível da comarca de Natal, nos autos de Ação de Indenização por Danos Morais.

    Nos autos, a autora disse que é correntista do Banco do Brasil e que em novembro de 2006 emitiu um cheque no valor de dois mil reais, cuja compensação datou normalmente de 27/11/2006. Entretanto, este cheque já havia sido liquidado, e foi reapresentado indevidamente em 06/12/2006 e outra vez em 12/12/2006, sendo devolvido por insuficiência de fundos nas duas ocasiões, o que acarretou cobrança de taxas e inscrição de seu nome no rol de devedores.

    Ao questionar o banco sobre o ocorrido, o banco admitiu seu erro e comprometeu-se a reembolsar os valores descontados. Entretanto, até a data do ajuizamento da ação nada havia sido resolvido. A autora diz que sofreu danos de ordem material pela cobrança das taxas correspondentes à devolução do título, bem como moral em face da indevida devolução do cheque e a da conseqüente inscrição de seu nome em cadastro de emitente de cheque sem fundos. O Juízo de Primeira Instância deu ganho de causa a autora e fixou a indenização em dois mil reais acrescidos de juros e correção monetária.

    Para o relator, des. Rafael Godeiro, a indenização por dano moral objetiva compensar a dor moral sofrida pela vítima, punir o ofensor e desestimular a ocorrência de outros episódios dessa natureza. De modo que, para a fixação de tal valor, deve o Julgador utilizar-se de critérios de razoabilidade e proporcionalidade, buscando evitar que haja impunidade do ofensor e, ao mesmo tempo, coibindo o locupletamento infundado do ofendido.

    Segundo o relator, no caso, o valor fixado a título de indenização se mostra razoável e proporcional aos danos causados, por ter atingido o objetivo de coibir reincidências por parte do banco, sem, contudo, deixar de compensar o autor pelos prejuízos suportados.

    A Justiça do Direito Online

    TJRN

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações113
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/correntista-recebe-indenizacao-bancaria-por-cheque-devolvido-indevidamente/255000

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)