Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Como conseguir pensão alimentícia do meu ex-marido?

Publicado por Correio Forense
há 8 anos

Dúvida do internauta: Tenho 52 anos e me casei sob o regime de separação total de bens. No caso de um divórcio eu teria direito à pensão alimentícia, visto que eu trabalhava antes do casamento e meu marido não quis que eu continuasse a trabalhar depois de casada?

Resposta de Rodrigo Barcellos*:

A obrigação alimentar – ou de pagamento de pensão, no jargão popular – tem por fundamento o dever de “mútua assistência” que é atribuído aos cônjuges no casamento. Está previsto na lei (art. 1.694 do Código Civil), pouco importando o regime de bens adotado pelo casal.

Logo, ao se encerrar o casamento e estando em trâmite as ações decorrentes, como o divórcio, basta que seja demonstrada a necessidade alimentar de um e a possibilidade do outro.

A lei também não faz qualquer restrição temporal. Enquanto for mantida a necessidade do receptor dos alimentos e persistir a possibilidade do alimentante, a obrigação permanece.

Até há pouco tempo, era considerado que o dever alimentar somente terminaria com o novo casamento do credor (artigo 1.708, do Código Civil), pois se supunha que o novo parceiro passaria a responder pela “mútua assistência”, desonerando o cônjuge anterior.

A jurisprudência moderna, no entanto, vem repudiando a obrigação alimentar por tempo indeterminado.

À exceção de hipóteses extraordinárias, como incapacidade física para o trabalho, ou impossibilidade de inserção no mercado de trabalho, os alimentos devidos ao ex-cônjuge devem ser fixados por um prazo determinado, considerado suficiente para permitir a adaptação do alimentado à nova realidade que o término do relacionamento lhe impôs e a reconstrução de sua vida (STJ, Recurso Especial nº 1.396.957, Min. Rel. Nancy Andrigh).

Assim, caso o divórcio seja inevitável, você terá direito aos alimentos a serem prestados pelo seu marido.

No entanto, você deverá demonstrar a efetiva necessidade dessa pensão e a impossibilidade de se colocar no mercado de trabalho em razão do impedimento imposto pelo seu marido durante o casamento.

*Rodrigo Barcellos é graduado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e mestre em direito comercial, pela Universidade de São Paulo (USP). É autor do livro “O Contrato de Shopping Center e os Contratos Atípicos Interempresariais”, publicado pela editora Atlas. Sócio do escritório Barcellos Tucunduva Advogados, atua nas áreas de Família, Sucessão, Contratos e Contencioso.

Exame.com

  • Publicações23551
  • Seguidores639
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações270
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-conseguir-pensao-alimenticia-do-meu-ex-marido/251208147

Informações relacionadas

Olavo Ferenshitz, Advogado
Notíciasano passado

As Consequências Jurídicas da Infidelidade Conjugal

Correio Forense
Notíciashá 8 anos

Mulher que casou outra vez perde na Justiça direito à pensão alimentícia

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)