Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJ mantém negativa de inclusão de sobrenome de companheiro em registro

    Publicado por Correio Forense
    há 15 anos

    O Tribunal de Justiça de Goiás, por sua sua 3ª Câmara Cível, manteve sentença da Justiça de Goiânia que indeferiu pedido de Áurea Salvador de Medeiros para fosse incluído em seu registro de nascimento o sobrenome de seu companheiro Benedito da Silva Caldas, com quem mantém união estável há mais de 30 anos. No processo, ela não conseguiu comprovar qualquer impedimento para o casamento que, de acordo com o art. 57 da Lei de Registros Publicos (Lei nº 6 015 /73/73) seria a única maneira de possibilitar a pretensão de Áurea.

    Designado relator, o desembargador Rogério Arédio Ferreira entendeu, assim como a Justiça do 1º grau, que os companheiros não possuem qualquer impedimento para o casamento, e a celebração deste ato proporcionaria a alteração do nome da apelante, no sentido de incluir o patronímico de seu companheiro ao seu nome.

    Áurea alegou que eles já têm um filho e que só se casariam se fosse possível adotar o regime de comunhão de bens. Afirmou que como Benedito tem mais de 60 anos de idade, o Código Civil dispõe que o casamento só pode ser celebrado sob o regime de separação de bens,não sendo este o desejo deles, já que o casamento implicaria prejuízos patrimoniais indesejáveis.

    A ementa recebeu a seguinte redação:Apelação Cível. Pedido de Alteração do Assento Registral de Nascimento. Inclusão do Patronímico do Companheiro no Nome da Requerente. União Estável. Impedimento para o Casamento. Falta de Comprovação. Impossibilidade de Alteração do Registro de Nascimento. Tendo em vista que ambos os companheiros não possuem qualquer impedimento para o casamento, a celebração deste ato proporcionaria a alteração do nome da apelante, no sentido de incluir o patronímico de seu companheiro ao seu nome. O fato de pretenderem se casar no regime de comunhão parcial de bens e não poderem, em função da idade do companheiro, que conta com mais de 60 anos de idade, prevalecendo, neste caso, a exigência legal do regime de casamento da separação de bens, tal situação não constitui impedimento matrimonial exigido pela Lei de Registros Publicos para a alteração do nome da requerente, uma vez que eles podem se casar. A pretensão da requerente/apelante esbarra na regra insculpida no artigo 57 , da Lei de Registros Publicos, Lei nº 6.015 /73, que dispõe ser necessária a comprovação de impedimento legal para o casamento para ser possível, no registro de nascimento, a averbação do patronímico de um dos companheiros ao nome do outro, sem prejuízo dos apelidos de sua família. Apelo conhecido e improvido. Apelação Cível nº 116904-8/188 200703993318, (Lilian de França)

    A Justiça do Direito Online

    TJGO

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações159
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-mantem-negativa-de-inclusao-de-sobrenome-de-companheiro-em-registro/246118

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)